Durante um café da manhã de trabalho no “Fórum da Nova Economia”, a chefe afirmou que estamos em tempo de desconto e com os últimos procedimentos a publicar no Boletim Oficial do Estado (BOE) o pedido de socorro para a linha industrial de 2,975 bilhões de euros do PERTE (Projectos Estratégicos de Recuperação e Transformação Económica) do VEC.
Maroto salientou que o PERTE VEC está num processo de desenvolvimento muito avançado e alguns programas já foram adiantados, incluindo o programa Move III, Singular e para Frotas, bem como a parte tecnológica.
Considerou que esta é uma mudança imparável que anima o setor automóvel, bem como o Governo, com vista a atrair fábricas de baterias para a cadeia de valor em que Espanha está a trabalhar.
Seu principal objetivo é ajudar a indústria automotiva espanhola em sua transformação estratégica, reforçando o ecossistema para a fabricação e desenvolvimento integral de veículos elétricos e conectados.
Servirá também à participação de outros setores numa cadeia de valor mais complexa, respondendo assim aos desafios de uma nova mobilidade, baseada em baixas emissões e digitalização e apoiando a transformação da esfera.
Segundo Maroto, o tema despertou muito interesse não só entre potenciais investidores nacionais, mas também estrangeiros.
jf/ft / fav