Alonso destacou-se por seu trabalho e esforço como membro da primeira Escola Nacional de Instrutores de Arte (ENIA), criada pelo Comandante-Chefe em abril de 1961 com o objetivo de travar a batalha contra a ignorância em todo o país.
O movimento, que se desenvolveu em paralelo com a épica Campanha Nacional de Alfabetização, lançaria as bases para a defesa dos valores estéticos delineados pela política cultural da Revolução e levaria a arte às comunidades, centros culturais e instituições educacionais.
Entre as ações previstas estava a reabertura em Havana da Casa de Cultura Olga Alonso em homenagem à jovem graduada, que perdeu a vida aos 19 anos de idade em um acidente, e em cuja homenagem esta celebração foi instituída em 18 de fevereiro de 1964.
Durante o dia, que comemora a inauguração da Brigada José Martí nos anos 90, haverá um tweet nas redes sociais com a hashtag #MiBrigadaEstáAquí e mensagens dedicadas a exaltar o nobre trabalho de seus membros.
Segundo seus organizadores, o Dia do Instrutor de Arte é dedicado ao 77º aniversário do nascimento de Alonso, ao 170º aniversário do Herói Nacional José Martí e ao 60º aniversário da União dos Jovens Comunistas, bem como ao centenário da Federação dos Estudantes Universitários.
ode/chm/bm