O presidente do Parlamento, Esteban Lazo, liderou o encontro, no qual participaram ministros de diversas pastas, o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na ilha, Marcelo Resende, e o assessor deste órgão para tais questões, Frei Betto, entre outros.
O Ministro da Agricultura cubano, Ydael Pérez, referiu na apresentação que o Plano se baseia no direito da população a uma alimentação saudável e adequada e é uma plataforma para alcançar a segurança nesta área, um aspecto de importância estratégica para o país.
Lembrou que Cuba está há mais de seis décadas submetida a um estrito bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, que repercute negativamente na produção agrícola e na importação de alimentos, aos quais se somam os efeitos derivados da mudança climática e a atual crise devido ao Covid-19.
Esses fatores reforçam a necessidade de promover transformações que levem ao aumento dos recursos próprios, ao mesmo tempo em que se promove uma cultura alimentar e educação para alcançar uma melhor saúde para a população cubana, comentou Pérez.
O ministro salientou que o Plano foi construído com a participação de todos os setores da economia, universidades e pesquisadores, pelo que se destaca pela sua natureza intersetorial, interinstitucional e interdisciplinar.
Pérez se referiu às ações realizadas sob as diretrizes do Plano, que incluem medidas de vários tipos, como a aplicação da ciência à produção e às finanças, que incluem a implantação de bancos de desenvolvimento agrícola.
Ele destacou que outra área de atuação é a busca pela qualidade e segurança alimentar, e o desenvolvimento de um programa inclusivo, capacitando toda a sociedade e com maior integração dos jovens.
O ministro cubano destacou que a localidade é o coração do que está previsto no Plano, porque tudo o que se faz em pequena e média escala é muito sustentável, além de gerar emprego e mudar o panorama econômico e social das comunidades.
Durante a apresentação, convidou o pessoal diplomático credenciado no país caribenho a cooperar com o país para cumprir com êxito os objetivos propostos e os convocou em 23 de fevereiro para um intercâmbio com as agências de colaboração presentes em Cuba.
mem/kmg/hb