De acordo com um relatório divulgado pela entidade ministerial, o chefe de governo da ilha referiu-se a questões relacionadas com a necessidade de alargar as ações a nível territorial, de fortalecimento da empresa estatal socialista, bem como o apoio exigido pelas MPME, cuja atuação tem impacto positivo na nação.
Também pediu a consolidação dos Parques Científicos e Tecnológicos do oeste de Havana e Matanzas, reconhecendo a relevância dessa organização nos pilares da gestão governamental, como ciência e inovação e informatização.
No balanço do trabalho desenvolvido por aquela entidade, foi referido que nos próximos meses as prioridades recairão sobre vários objetivos, entre os quais se destaca a promoção de uma maior utilização das tecnologias de informação e comunicação em todos os processos da sociedade.
Outra das metas traçadas é promover o comércio eletrônico pelo seu potencial de crescimento e eficiência na economia, e generalizar o uso de ferramentas científicas como componente essencial para o setor.
No que diz respeito ao desenvolvimento da infra-estrutura de serviços, está prevista a incorporação de 540 novas bases rádio (prevê-se atingir 58 por cento da cobertura móvel 4G) e a expansão da rede de acesso à telefonia celular, com 500 mil novos utilizadores.
O Mincom pretende também conseguir uma maior interatividade entre o governo e os cidadãos a partir de uma mudança na gestão dos portais digitais até agora existentes, e implementar 30 novos procedimentos e serviços online para a população.
Promover a integração entre as empresas estatais e as novas formas de gestão não-estatal no domínio do desenvolvimento de aplicações e serviços informáticos, para a concretização de projetos ligados aos resultados da exportação, é outra das orientações propostas, salientou a fonte.
rgh/ifs/hb