Em um comunicado à mídia, o funcionário explicou que a descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores em colaboração com as universidades do Cairo e New Valley, na província do sul do Egito.
Cálculos feitos a partir do comprimento e tamanho das pegadas concluem que os dinossauros eram herbívoros e carnívoros, medindo entre quatro e cinco metros e pesando entre 500 e 900 quilos, disse o especialista.
“As pegadas foram encontradas nos estratos do Cretáceo Superior, conhecidos como Formação do Arenito Núbio, no deserto do sudeste do Egito”, disse o paleontólogo Mohammad Qarni Abdul-Gawad, membro da equipe.
Estudos sugerem que são pegadas de dinossauros que viveram naquela região do país há aproximadamente 70 milhões de anos.
Segundo especialistas, na África há falta de registro fóssil de répteis desse período porque os continentes estavam passando por grandes mudanças geológicas e geográficas, portanto, é uma descoberta importante para a paleontologia, geologia e pesquisas evolutivas no geral.
car/rlf/hb