O anúncio foi feito pelo ministro egípcio das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, falando na sessão de Diplomacia Ambiental e Mudança Climática da Conferência de Segurança em Munique, Alemanha.
Queremos permitir que os jovens e a sociedade civil desempenhem um papel efetivo no quadro dos esforços internacionais de combate ao flagelo, sublinhou o ministro das Relações Exteriores, citado pela imprensa local.
Enfrentar as mudanças climáticas não é responsabilidade exclusiva dos governos porque são necessários esforços de todos os setores, ressaltou.
Shoukry e a secretária-executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Patricia Espinosa, conversaram na semana passada na cidade alemã de Bonn sobre os preparativos para a COP27, a ser realizada no balneário de Sharm El-Sheikh.
Durante o encontro, Shoukry destacou que um dos principais objetivos da COP27 será fazer com que os países ricos doem mais recursos para os menos desenvolvidos.
Dias antes, o presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, afirmou que o evento promoverá um diálogo construtivo baseado nas melhores práticas para alcançar resultados ambiciosos e iniciativas de preservação dos mares e oceanos.
No âmbito dos contatos sobre o tema, está prevista a chegada a esta capital nas próximas horas do Enviado Especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry.
car/rob/hb