O jornal Times of Israel destacou a “feroz oposição dos líderes cristãos” à medida, em meio a fortes tensões com os palestinos devido à contínua colonização judaica da área, que a comunidade internacional considera ocupada por Tel Aviv desde 1967.
O plano 101-674788 expandiria os limites do Parque Nacional dos Muros de Jerusalém para incluir uma grande parte do Monte das Oliveiras, juntamente com porções adicionais dos vales de Kidron e Ben Hinnom.
A iniciativa será apresentada ao Comitê Local de Planificação e Construção do município de Jerusalém para aprovação preliminar no próximo dia 2 de março.
O jornal destacou que o projeto avança em meio a fortes tensões entre o governo israelense e diversas igrejas cristãs.
Os opositores da iniciativa também destacam as ligações do órgão estatal que promove o plano com grupos nacionalistas que tentam expandir a presença judaica em Jerusalém Oriental, incluindo o bairro palestino de Sheikh Jarrah, destacou a publicação.
Nesse sentido, ele destacou que grupos de direitos humanos acreditam que a expansão planejada do parque faz parte de uma estratégia mais ampla para cercar a Cidade Velha de Jerusalém.
Na semana passada, o patriarca ortodoxo grego de Jerusalém Teófilo III; o guardião da Igreja Católica da Terra Santa, Francesco Patton, e o patriarca armênio de Jerusalém, Nurhan Manoogian, instaram o governo a agir.
“Embora o plano seja apresentado oficialmente pela Autoridade de Parques e Natureza de Israel, ele foi levantado e promovido por entidades cujo único objetivo aparente é confiscar e nacionalizar um dos lugares mais sagrados para o cristianismo e alterar sua natureza”, escreveram os religiosos em carta ao Executivo.
Sob o pretexto de proteger os espaços verdes, essa proposta parece servir a uma agenda ideológica que nega o status e os direitos dos cristãos em Jerusalém, alertaram.
Os líderes religiosos também enviaram a carta aos cônsules gerais em Jerusalém da França, Turquia, Itália, Grécia, Espanha, Reino Unido, Bélgica e Suécia, na tentativa de angariar apoio internacional.
car/rob/hb