Diplomatas do país participaram na véspera de uma troca do comité de apoio técnico ao Mecanismo de Supervisão Regional do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo (RDC) e região, explicou o Itamaraty.
Realizada em Kinshasa, capital congolesa, a reunião serviu para delinear os documentos que serão apresentados amanhã em sessão ministerial, preparatória da décima reunião de alto nível do mecanismo regional de acompanhamento do referido acordo, que se reunirá também na quinta-feira em a RDC. .
O fórum técnico foi presidido pelo enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, destacou o texto.
Do lado angolano, a delegação foi chefiada pelo director da pasta África, Médio Oriente e Organizações Regionais das Relações Exteriores, Miguel César Domingos Bembe, que desempenha as funções de coordenador nacional do mecanismo de acompanhamento do acordo-quadro.
O referido compromisso, assinado em 24 de fevereiro de 2013, conta com 13 estados signatários, a saber, Angola, Burundi, Quênia, República Centro-Africana, Congo, RDC, Ruanda, África do Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.
O pacto estabelece uma série de obrigações para o Governo da RDC, os países da região e a comunidade internacional em relação à preservação da estabilidade política e do desenvolvimento socioeconômico.
mem/mjm/glmv