Também participaram da reunião Sergey Klishevich, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, outros membros do grupo, bem como o Embaixador cubano em Minsk, Juan Valdés, e membros da delegação do ZEDM.
Após discutir o potencial da entidade para futuros investimentos bielorrussos na ilha, Mitskevich lembrou sua visita a Havana, suas reuniões com a presidência da legislatura, o governo e o conselho de administração da Zona Mariel.
Ele enfatizou o bom estado das relações políticas e parlamentares entre os dois países e chamou a atenção para a importância de fomentar os laços econômicos, o intercâmbio de produtos e o aumento da produção. “Hoje estamos falando sobre isso”, disse ele.
Em sua opinião, há pontos suficientes de crescimento mútuo nos laços. Vamos negociar sobre a organização de joint ventures tanto na zona econômica de Mariel quanto no território da Bielorússia, disse ele.
Ele acrescentou que, diante do prolongado bloqueio dos EUA contra Cuba e das sanções externas enfrentadas pela Bielorrússia, ambos os países têm que unir forças para contornar as pressões e promover o desenvolvimento econômico para o bem-estar de seus povos.
Durante sua visita à Belarus, Igarza visitou importantes centros industriais e produtivos com o objetivo de fomentar laços bilaterais através de investimentos em Cuba, incluindo empresas produtoras de ônibus elétricos, caminhões MAZ e tratores bielorrussos.
Ela também visitou plantas de produção de implementos agrícolas, equipamentos de refrigeração, cozinhas e derivados da indústria leiteira e agroalimentar.
Durante a viagem, foi destacado o desenvolvimento das relações com o Parque Industrial Gran Piedra Chinês-Belarusiano-Belarus. A delegação também realizou reuniões e apresentou o potencial do ZEDM ao Ministério da Indústria da Bielorrússia e à Câmara de Comércio e Indústria da Bielorrússia.
rgh/mml/vmc