Os presidentes da Cuba Linda, Didier Lalande e da França Cuba, Didier Philippe, confirmaram à Prensa Latina seu apoio à operação “Containers for Cuba”, anunciada em setembro passado pelos trabalhadores ferroviários da CGT, juntamente com uma campanha política para denunciar o bloqueio dos EUA contra o país caribenho.
Ambas as organizações ratificaram sua condenação do cerco econômico, comercial e financeiro imposto à nação antilhana por Washington por mais de seis décadas.
Como parte de seu apoio à campanha de solidariedade, Lalande e Philippe participaram durante o fim de semana em Lyon, em uma noite organizada pelo coletivo Jovens Ferroviários naquela cidade francesa para levantar fundos para a iniciativa de embarque de contêineres.
Os presidentes de Cuba Linda e França Cuba falaram no fórum para abordar as consequências devastadoras do bloqueio na vida cotidiana dos habitantes da ilha.
O secretário geral da CGT Railwaymen, Laurent Brun, e líderes locais da Confederação estiveram presentes na reunião, que proporcionou debates sobre o bloqueio dos EUA, seu impacto e a necessidade de combatê-lo.
Brun disse a Prensa Latina no final de janeiro que eles haviam acumulado dezenas de toneladas de doações como parte da operação “Contêineres para Cuba”.
Segundo o sindicalista, mais de vinte organizações da CGT estão envolvidas na campanha de solidariedade, que em um primeiro embarque planeja enviar alimentos como óleo, farinha e latas de conservas.
No verão passado, vimos as notícias sobre a difícil situação em Cuba e o impacto da Covid-19, então nos perguntamos como ajudá-la de forma concreta, e após discussões chegamos à ideia do projeto”, sublinhou ele.
mem/wmr/bm