Os detalhes fornecidos pelo Serviço Nacional de Gestão de Riscos e Emergências indicam que, de 1 de outubro de 2021 até hoje, os desastres resultantes da atual temporada causaram danos em 22 das 24 províncias deste país andino.
Inundações e transbordamento de rios, deslizamentos de terra, enchentes e chuvas com acúmulo considerável de água deixaram pelo menos 8.506 pessoas afetadas, 1.120 pessoas afetadas, 1.077 casas danificadas e 152 destruídas, 25 unidades educacionais e seis centros de saúde danificados.
Pichincha é a província mais atingida, especialmente após a enchente de 31 de janeiro, que causou 28 mortos e 52 feridos, entre outros danos.
Cotopaxi, Guayas, Los Ríos, Azuay e Santo Domingo de los Tsáchilas são outras províncias que sofreram pesados danos climáticos.
Várias instituições governamentais nacionais, juntamente com as administrações provinciais e municipais, estão coordenando esforços para aliviar os danos, que são consideráveis.
Estradas, edifícios, pontes, serviços de eletricidade e água potável são alguns dos setores que foram danificados, principalmente devido às fortes chuvas que acompanham a estação do inverno.
A situação em algumas localidades obrigou as autoridades a declarar o estado de emergência, a fim de poder alocar os recursos necessários para aliviar os danos e para realizar um trabalho coordenado e interinstitucional.
mem/scm/bm