Por meio de sua conta no Twitter, o presidente destacou que se trata de uma história escrita por homens e mulheres da saúde e da ciência cubanas.
A manchete compartilhou um tweet do Finlay Vaccine Institute em que a entidade destacou que o país caribenho era o único do mundo capaz de enfrentar a variante Omicron da Covid-19 com toda a sua população pediátrica vacinada.
Cientistas cubanos destacaram recentemente os bons resultados da imunização de crianças e adolescentes contra a epidemia.
De fato, a Dra. María Eugenia Toledo, principal pesquisadora da vacina Soberana 02, elogiou a decisão de vacinar este grupo antes que a variante Omicron chegasse à ilha.
A entidade reguladora cubana deu luz verde no início de setembro do ano passado ao uso em crianças entre dois e 18 anos dos medicamentos Soberana 02 e Soberana Plus, do Instituto Finlay de Vacinas.
A decisão fez do país caribenho o primeiro internacionalmente a proteger esse grupo populacional contra a doença, fato que foi seguido pela Nicarágua e Venezuela.
Por outro lado, os resultados do estudo clínico Meñique com Abdala confirmaram recentemente que induz altos títulos de anticorpos IgG anti-RBD e tem atividade neutralizante contra o coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
Os testes mostraram um aumento nos títulos de anticorpos de 99,15 porcento em crianças entre três e 11 anos, enquanto no grupo de 12 a 18 anos o percentual chegou a 92,28.
mem/idm/glmv