O evento multilateral de alto nível, organizado pela Organização Internacional do Trabalho, vai tratar até quinta-feira (24) de ações concretas que garantam uma reativação econômica e social após a pandemia de Covid-19.
A nomeação inclui um discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, que ambiciona aumentar o nível e a coerência da resposta internacional ao impacto econômico e social da crise sanitária provocada por esta doença.
Também oferecerá a oportunidade de avançar para um multilateralismo mais eficaz que, nas palavras de Guterres, “reúna as capacidades institucionais existentes, superando a fragmentação para garantir que todos trabalhem juntos em direção a um objetivo comum”.
Um tema-chave do debate será o Acelerador Mundial de Emprego e a Proteção Social, uma iniciativa apresentada em setembro de 2021.
Os participantes também examinarão as ações e investimentos necessários para apoiar uma recuperação inclusiva e centrada nas pessoas em todos os países, por meio de mais empregos decentes e crescimento econômico equitativo.
Outros aspectos incluídos na agenda do fórum são a proteção social universal e a proteção do trabalhador, a sustentabilidade dos negócios e uma transição justa para uma economia mundial neutra em carbono.
O tema da sessão de abertura é Impulsionar uma recuperação centrada nas pessoas através do reforço da cooperação multilateral e tripartida, e contará com a presença de empresários e sindicatos, vários chefes de Estado ou de Governo e o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder .
jha/crc/hb