O Ministério da Saúde descartou por enquanto o confinamento da população, considerando que o sistema hospitalar tem condições de responder a um possível crescimento da demanda.
Ele anunciou que, de qualquer forma, a comissão encarregada de conter a pandemia se reunirá novamente amanhã para acompanhar a situação e manter ou apertar as regras atuais, que incluem o trabalho remoto quando possível, a proibição de eventos massivos e a venda de bebidas alcoólicas.
Como medida preventiva, o primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha ordenou que as forças armadas se preparassem para instalar hospitais de campanha caso fossem necessários.
A Tailândia foi a primeira nação do Sudeste Asiático em que o Covid-19 entrou depois da China (janeiro de 2020) e também o primeiro em que a variante “Omicron” surgiu (início de dezembro de 2021).
No início deste ano, o país notificou cerca de três mil casos diários da doença e preparava-se para reabrir ao turismo internacional, ponto fundamental de uma economia gravemente prejudicada pela pandemia, mas a chamada variante BA.1 a obrigou a alterar os planos.
Esta terça-feira registaram-se 18.363 infetados, o que elevou o total para 2.749.561, enquanto as 25 mortes até à data elevaram o acumulado para 22.694.
mem/asg/hb