Na quarta-feira, o trabalho que começou na segunda-feira termina com uma visita ao município de Trinidad.
As comissões de fiscalização distribuídas nos oito municípios discutiram o conhecimento e implementação dos documentos normativos da Defesa Civil e do planejamento econômico para redução do risco de desastres.
O general de divisão Ramón Pardo Guerra, chefe da instituição, exige das autoridades do território que cada Micro, Pequena e Média Empresa (Mipyme) tenha seu próprio Plano de Redução de Riscos de Desastres.
Também insiste na importância de incluir novos atores econômicos no programa, para melhorar a resposta às ameaças.
O também membro do Comitê Central em intercâmbio com diretores e trabalhadores de instituições estatais, cooperativas e setor privado, exortou a importância de se ter um plano adequado de redução de riscos para potencializar a resposta às ameaças.
Em um encontro inicial com as mais altas autoridades da província de Pardo Guerra, afirmou que o sistema de Defesa Civil cubano é o único no mundo reconhecido como referência internacional pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).
Durante os trabalhos na base, o chefe do Estado Maior da Defesa Civil Nacional foi acompanhado por Deivy Pérez, membro do Comitê Central e secretário do Partido em Sancti Spíritus, e Teresita Romero, governadora.
mem/rga/glmv