A filial provincial dessa organização informou que o evento acontecerá de 28 a 30 de abril e celebrará o centenário da Rádio Cubana e o 40º aniversário da emissora Rádio Majaguabo, no município de San Luis, terra natal do autor de El Derecho a nascer
Da mesma forma, as sessões reconhecerão os cineastas de Santiago Rafael R. Torres, da rádio provincial CMKC; Ricardo Miranda, da Rádio Grito de Baire, em Contramaestre, e Manuel Bell, do telecentro Tele Turquino.
Com a participação de cineastas de várias províncias do país, o evento caminha para a valorização da identidade local através dos meios de comunicação de massa e, em particular, das emissões nacionais de televisão e rádio.
Em um de seus dias, o concurso evocou o centenário do escritor de Santiago José Soler Puig, primeiro Prêmio Casa de Las Américas para romances, que também se aventurou com sucesso no rádio, principalmente na emissora local.
O prêmio contribuirá para um maior conhecimento da vida e obra do criador cubano, considerado pelo vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Reynaldo González como “o mais humano dos autores”, no livro que lhe é dedicado com esse título.
Nascido em 1892, Caignet inaugurou com sua radionovela O direito de nascer uma nova era naqueles espaços dramatizados, que foram para a telinha e encheram as casas das mais diversas latitudes com plena vigência até hoje.
carro/mca/glmv