“As Forças Armadas são uma garantia confiável de segurança nacional, a vida pacífica e tranquila de nossos cidadãos e o desenvolvimento estável e progressivo da Rússia”, disse o presidente em uma mensagem de vídeo divulgada pelo Kremlin.
O chefe de Estado chamou a atenção para o quão tensa é a situação internacional, os perigos dos desafios existentes, como o enfraquecimento do sistema de controle de armas ou a atividade militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Ele também reiterou que os apelos da Rússia para o estabelecimento de um sistema de segurança igual e indivisível, protegendo de forma confiável todos os países, permanecem sem resposta.
Putin reiterou que Moscou está sempre aberta ao diálogo direto e honesto e à busca de soluções diplomáticas para os problemas mais complexos, mas alertou que seus interesses e a segurança de seus cidadãos são incondicionais.
Sublinhou que, nestas premissas, a liderança do país continuará a desenvolver e melhorar o Exército e a Marinha e continuará a esforçar-se para torná-los mais eficientes e equipados com tecnologia de ponta.
Segundo o presidente, muito foi feito nos últimos anos para modernizar as Forças Armadas do país. Nesse sentido, destacou as conquistas em mobilidade, as novas experiências de combate adquiridas, capacidades demonstradas nas operações na Síria.
Destacou também o aumento do adestramento e coesão das unidades e formações, evidenciado em inspeções, manobras, exercícios regulares de grande envergadura, bem como em operações de manutenção da paz.
“Colocamos em serviço de combate armas que não têm equivalente no mundo. Continuaremos a desenvolver sistemas avançados de armas, incluindo hipersônicos e aqueles baseados em novos princípios físicos, e expandiremos o uso de tecnologias digitais avançadas e elementos de inteligência artificial”, disse ele.
Na opinião de Putin, essas armas aumentarão o potencial de combate das Forças Armadas nacionais.
Celebrado na Rússia, Tajiquistão, Quirguistão, Ucrânia, Belarus e outras repúblicas da antiga União Soviética, este feriado comemora a data do ano de 1918 durante a Guerra Civil Russa, quando ocorreu o primeiro recrutamento em massa do Exército Vermelho nas cidades de Petrogrado e Moscou.
Era originalmente conhecido como Dia do Exército Vermelho. Em 1949, foi renomeado para o Dia do Exército e da Marinha Soviética e com o fim da União Soviética em 1991, a comemoração recebeu seu nome atual.
rgh/mml/cm