A iniciativa fortalecerá a resiliência costeira, melhorando a disponibilidade e qualidade da água, a saúde e o bem-estar das comunidades localizadas em áreas altamente vulneráveis aos impactos das secas, inundações e salinização do solo.
O coordenador do programa em Ciego de Ávila, Alejandro González, destacou que o esquema financiado pelo governo cubano e pelo Fundo Verde para o Clima beneficiará o assentamento de Júcaro, no sul da província.
Ele especificou que ali vão trabalhar na reabilitação de zonas úmidas, restauração de faixas de mangue, recuperação de pastagens e florestas pantanosas e monitoramento de intrusão salina para minimizar os danos causados pelas ondas e ventos fortes.
A atividade, incluída no Life Task, programa do Estado cubano para enfrentar as mudanças climáticas, envolve o governo e entidades estatais nas diferentes tarefas destinadas a restaurar a funcionalidade do meio ambiente e proteger os habitantes contra a ocorrência de desastres naturais.
González destacou que o projeto, com duração de oito anos, beneficiará os habitantes de sete assentamentos costeiros e 24 municípios das províncias de Pinar del Rio, Mayabeque, Ciego de Ávila, Camagüey, Las Tunas e Granma.
carro/nmt/glmv