Patrocinado pela entidade regional Casa de las Américas, a equipe criativa organizou um variado programa de intercâmbios que, para o dia de encerramento, reservou um encontro com acadêmicos da ilha Clotilde Proveyer, Marta Núñez e Magela Romero.
O evento, que começou no dia 22 na sede da instituição cultural, contou com a presença de convidados do México, Estados Unidos, Itália, Canadá e do país anfitrião, que discutiram as limitações e conquistas do gênero desde o final do séc. Século XVIII ao XXI.
Os participantes abordaram questões associadas à multiplicidade de facetas dos movimentos feministas e aos papéis que as mulheres ocupam no desenvolvimento social, político, econômico e cultural da região.
Da mesma forma, aprofundaram questões como o tempo biológico, a vida pessoal, o horário de trabalho, o segundo dia, as migrações, a história do feminismo e dos movimentos de mulheres, bem como sua representação na literatura e nas artes.
O Colóquio Internacional Tiempos, destiempos y retrocessos na história e cultura das mulheres latino-americanas e caribenhas surgiu como parte do Programa de Estudos da Mulher da Casa de las Américas, fundado em 1994.
jf/yrv / fav