Segundo o organizador do evento, Carlo Figueroa, o selo do 60º aniversário da União dos Escritores e Artistas de Cuba será concedido a vários criadores locais durante o dia de abertura.
O programa também inclui uma conferência sobre “Criatividade e interconexão cultural de um artista em quarentena”, dada pelo Embaixador Universal para a Paz para o Círculo Internacional de Embaixadores para a Paz, sediado na Suíça e na França.
Este intercâmbio acontecerá pessoalmente e virtualmente, segundo Figueroa, com intervenções socioculturais, exposições, debates e concertos ligando manifestações artísticas e tecnologias.
O evento, o único do gênero em Cuba, harmonizará o cenário cultural da província com a intervenção do Instrutor de Arte Jatibonico Olisvael, fundador da iniciativa em favor da inclusão, Dueños de la Fantasía.
Durante o período de isolamento devido à pandemia de Covid-19, o projeto desenvolveu atividades entre crianças, famílias e espectadores com trabalho promocional em redes sociais.
O programa inclui o Festival de Tecnologia e Cultura com a participação de elencos da Associação Hermanos Saíz, do Grupo Ilú, assim como a artista visual Yudit Vidal Faife, criadora do projeto Entre hilos, alas y pinceles (Entre fios, asas e pincéis).
Entre os convidados estavam El Trío Miraflores, Preludio, Grupo Karma, Septeto Espirituano, Coro de Clave, entidades da Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A., Correos de Cuba, Joven Club de Computación y Electrónica, organizações estatais e atores econômicos do setor privado da província.
mem/yrv/bm