De acordo com a evolução do índice na sessão da manhã, após negociações situou-se em 6.556,44 pontos, o que representou uma queda de 3,31 por cento, amortecendo o impacto da abertura.
Os valores mais atingidos na bolsa francesa são os de empresas ligadas à Rússia em setores visados pelas sanções ocidentais, como a Renault (perdeu oito por cento), com sua subsidiária Avtovaz, e o banco Société Générale (5,6), acionista da Rosbank.
Apenas a Thales, uma empresa de eletrônicos que se aventura nos mercados de defesa e segurança, subiu 1,6% em Paris.
Outros grandes mercados de ações europeus registraram quedas, incluindo Frankfurt, Alemanha (+4,39) e Londres (+2,55), enquanto o índice Eurostoxx 50 de referência caiu 3,52%.
Ontem à noite, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma operação militar especial contra alvos ucranianos, argumentando que as repúblicas de Donetsk e Lugansk, na região de Donbass, cuja independência Moscou reconheceu na segunda-feira, estão sob ameaça.
A Ucrânia tornou-se a ponta de lança do Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, em sua agressividade em relação à Rússia, em meio à ofensiva da OTAN para aproximar sua presença militar no leste das fronteiras da potência eurasiana.
Nas últimas semanas, Moscou exigiu garantias de segurança de Washington e seus aliados e denunciou que foram ignoradas, apesar dos esforços diplomáticos feitos pelas partes.
jf/wmr / fav