Na sede da entidade cultural, os criadores também lembraram os aniversários de importantes músicos, escritores, atores de teatro e artes cênicas e especialistas em rádio e televisão da nação cubana.
Os participantes também prestaram homenagem a importantes figuras que não estão mais presentes, mas que deixaram um importante legado ao universo cultural da ilha, como Benny Moré, Ibrahim Ferrer e Elena Burque.
Durante o encontro, lembraram um dos principais artistas do século XX, René Portocarrero; a notável jornalista e pedagoga cubana, Rafaela Chacón Nardi; a cantora Elena Burque e o cantor-compositor Pablo Milanés.
Membros e representantes das diferentes associações também foram reconhecidos, incluindo o musicólogo e flautista José Loyola, o cantor Israel Rojas, o diretor artístico e coreógrafo Francisco González (Pancho) e a diretora de teatro Flora Lauten.
No dia anterior, a União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba realizou uma troca de opiniões com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel para verificar o cumprimento dos acordos alcançados no 9º Congresso da organização.
A Díaz-Canel exortou a revitalização do trabalho cultural nas comunidades do país e o envolvimento dessas iniciativas em projetos de desenvolvimento local, o que poderia contribuir para sua qualidade e sustentabilidade.
mem/yrv/bm