Uma declaração da Aipso à qual a Prensa Latina teve acesso assinalou a necessidade urgente de estabelecer a paz com base nos acordos de Minsk, que foram assinados entre a Rússia, Ucrânia, Alemanha e França.
O texto condenou o expansionismo militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos EUA, na Europa Oriental, com o objetivo explícito de cercar a Rússia.
Está historicamente provado que para onde quer que a OTAN vá, isso só leva à guerra e ao colapso da paz mundial, argumentou a declaração.
Não há razão para a existência de alianças militares como a OTAN, especialmente desde que o Pacto de Varsóvia foi anulado após o colapso da União Soviética, explicou Aipso.
A All India Peace and Solidarity Organisation (Aipso) declarou sua forte oposição à expansão da OTAN e à adesão da Ucrânia. A Aipso expressou preocupação com as consequências desta guerra e exortou todas as partes envolvidas a cessar fogo e retornar ao diálogo político e à resolução pacífica do conflito.
A paz deve ser restaurada em torno da Ucrânia. As atuais ações militares devem parar e a OTAN deve retirar suas tropas e mísseis das fronteiras com a Rússia, acrescentou ele.
mgt/abm/bm