Em uma mensagem de felicitações, o líder da RPDC Kim Jong Un disse ao presidente chinês Xi Jinping que graças à dedicação do povo do gigante asiático, o evento se tornou um “grande encontro esportivo internacional cheio de inovações”.
Ele disse que o Partido Comunista da China (PCC) e seus cidadãos escreveram uma página brilhante na história dos Jogos Olímpicos com esforços incansáveis e trabalho árduo durante Beijing 2022.
Ele considerou estes resultados como mais um motivo para acolher o 20º Congresso do CPC em outubro e expressou confiança na conquista de novas vitórias no futuro.
Por outro lado, Kim disse que falou sobre as relações Pyongyang-Beijing, e sublinhou sua disposição de trabalhar junto com Xi para elevá-las a um nível mais alto.
A RPDC no mês passado disse que não participaria de Beijing 2022 por causa do agravamento da pandemia da Covid-19 no mundo, mas expressou apoio à China na organização do evento e contra sua politização.
As competições de inverno decorreram de 4 a 20 de fevereiro e fizeram da capital chinesa a única cidade do planeta a sediar ambas as variantes do evento de cinco etapas, depois de sediar a versão de verão em 2008.
O capítulo Paraolímpico acontecerá de 4 a 13 de março.
mem/ymr/vmc