O presidente do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, descreveu a capacidade do país de fornecer energia, especialmente gás natural, como muito positiva, de acordo com um fórum realizado no meio da semana em Doha, capital do Qatar.
“O Irã, possuindo uma das maiores reservas de gás natural do mundo, tem uma alta capacidade de produção, transferência e exportação de gás e pode desempenhar um papel mais ativo no fornecimento global de energia”, disse Raisi.
O país persa declarou em uma mensagem do Ministério das Relações Exteriores nesta semana sua prontidão para ajudar a resolver a crise ucraniana por meio do diálogo e dos canais diplomáticos, sem a intervenção de terceiros.
As autoridades iranianas também sugeriram que os países ocidentais tomassem uma decisão “corajosa e realista” para facilitar a renovação do acordo nuclear, já que as delegações se retiraram para seus respectivos países para consultas.
O Irã realiza a oitava rodada de conversações desde abril de 2021 com o grupo 4+1 do Reino Unido, França, Rússia e China, além da Alemanha, à qual os EUA se juntaram indiretamente, devido a sua retirada unilateral do acordo em 2018.
msm/ynr/vmc