Em sua atualização presidencial diária em tempo real, o presidente segue com clara vantagem nas pesquisas consolidadas, com média de 26% de apoio eleitoral para o primeiro turno das eleições, em 10 de abril, enquanto o líder da extrema direita tem 16,5%. No entanto, Le Pen ainda é perseguido pelo ultradireitista Éric Zemmour (15,5%), no que pode ser considerado um empate técnico entre dois políticos que são os únicos entre os mais bem colocados nas pesquisas sem chegar a 500 patrocínios de autoridades eleitas necessárias para valide sua inscrição, uma exigência particular da França.
O processo de patrocínio terminará em 4 de março, e espera-se que ambos ultrapassem a marca de meio milhão de endossos, como já fizeram oito candidatos ao Palácio do Eliseu.
Atrás de Macron, Le Pen e Zemmour, o IFOP mostra a conservadora Valérie Pécresse (14%), que perdeu terreno nas últimas semanas, depois de chegar a ter certo favoritismo para acompanhar o atual chefe na votação de 24 de abril de Estado.
Em quinto lugar, fechando a lista de candidatos com dois dígitos nas intenções de voto, está o líder de La Francia Insumisa, Jean-Luc Mélenchon (11%), o único candidato da esquerda com possibilidade de avançar para o segundo turno .
O resumo das pesquisas de opinião reflete então o ecologista Yannick Jadot (5%), o secretário nacional do Partido Comunista, Fabien Roussel (4%), a prefeita socialista de Paris, Anne Hidalgo (2,5%), e a vencedora da primária popular, Christiane Taubira (2%).
mem/wmr/sc