Por estar localizado entre essas duas nações asiáticas, seu nome é Chanbai-shan (Grande Montanha Branca) em chinês e Paektusan (Montanha de cabeça branca) em coreano.
Esta montanha é um estratovulcão cujo cone é truncado por uma grande caldeira de cinco quilômetros de largura e 850 metros de profundidade, parcialmente ocupada pelas águas do Lago Tianchi (do céu).
Essa massa de água surgida após a última erupção do vulcão, em 1903, tem circunferência de 12 a 14 quilômetros e profundidade média e máxima de 213 e 384 metros, respectivamente.
Normalmente, de meados de outubro a meados de junho, fica coberto de gelo.
A seção central da montanha sobe cerca de três milímetros a cada ano devido ao aumento dos níveis de magma abaixo dessa parte, e 16 picos excedem 2.500 metros de altura na crista da caldeira.
A água flui do lago para o norte, e próximo à saída há uma cachoeira de 70 metros de altura.
Os rios Songhua, Tumen e Yalu nascem na montanha. Esses dois últimos formam a tríplice fronteira entre a RPDC, Rússia e China.
A flora e a fauna são muito ricas na região, cinco espécies vegetais são identificadas no Lago Tianchi e cerca de 186 em suas margens. Na parte chinesa da elevação, a floresta é muito antiga e quase não foi perturbada ou usada em excesso pelos humanos.
Ali predominam bétulas e pinheiros, misturados com outras espécies. Enquanto isso, o lado coreano sofreu exploração prolongada.
A área é um habitat conhecido para tigres, leopardos de Amur, lobos e ursos selvagens. Além disso, nas partes altas está o veado siberiano. À medida que os pássaros aparecem o galo silvestre, as corujas e os pica-paus.
Coreanos e manchus consideram Paektu o local de sua origem ancestral, e foi o local de nascimento de Dangun, o fundador de Gojoseon, o primeiro reino coreano (2333 aC a 188 dC).
Mais recentemente, a história registra que Kim Jong Il, líder da RPDC, nasceu em um acampamento secreto criado por seu pai, Kim Il Sung, nas encostas daquela montanha, em 1942, durante a luta contra a ocupação japonesa.
A importância da referida elevação é tal que, em 2018, os líderes das duas nações da península, Moon Jae In (do estado do sul) e Kim Jong Un (da RPDC) a escalaram como sinal de reaproximação entre os dois países.
(Retirado de Orbe) / ls