Tudo é relativo na semântica da língua de Cervantes. Entretanto, os recentes jogos do Barça confirmaram este tipo de milagre para a equipe que estava em dificuldades até um mês atrás.
Uma surra de 4-0 no sempre espinhoso Athletic Bilbao é bastante marcante. Especialmente devido à qualidade do jogo, o deslumbrante jovem meio-campista Pedri, a eficiência do gabonês Pierre-Emerick Aubameyang e depois as contribuições do francês Ousmane Dembelé, que supostamente estará fora de contrato em junho.
Com as estrelas alinhadas a seu favor, o treinador Xavi alcançou o impensável até recentemente. Outro jogador com uma porta de saída aberta, o holandês Luuk De Jong, marcou seis gols no torneio com apenas alguns minutos em campo.
Por enquanto, os blaugranas estão em quarto lugar na Liga dos Campeões rumo à próxima temporada com 45 pontos e um jogo em mãos, muito atrás do Real Madrid, que tem 60 pontos e está sob cerco do Sevilla (54).
Os Merengues salvaram um lutador tardio, mas tropeçaram em uma brilhante atuação do jovem goleiro galês de Rayo Vallecano, Luca Zidane. Um gol do francês Karim Benzema (artilheiro da LaLiga com 19 gols), aos 83 minutos, em uma combinação com o brasileiro Vinicius, fez 1-0.
Em um jogo que promete uma disputa acirrada na reta final, três pontos é um alívio, embora o Sevilla tenha dado um salto importante em sua busca por um melhor do que “la casa blanca” ao derrotar o Betis por 2 a 1 no clássico de Sevilha com gols de Rakitic e Munir.
Os “Betis”, que tinham unido resultados de alto nível, vacilaram diante do ímpeto de seus adversários. A equipe do técnico chileno Manuel Pellegrini se classificou para as oitavas de final da Liga Europa esta semana, mas precisará encerrar sua vantagem na quinta-feira contra Rayo Vallecano nas quartas de final da Copa do Rei.
Dentro da intensa programação, parece melhor para o Sevilla estar fora da Copa do Rei, depois de ter avançado também na Liga Europa.
Pesando contra o excesso de impostos de seus jogadores, o técnico do Athletic Bilbao Marcelino Garcia Toral tentou equilibrar suas fichas, embora a bebedeira do Barcelona tenha deixado um gosto ruim em sua boca, especialmente porque eles jogaram sua sobrevivência na Copa do Rei contra um time inconsistente do Valencia na quinta-feira.
O atual campeão LaLiga, Atlético de Madri, ampliou sua série de vitórias para derrotar o Celta Vigo por 2×0 sem apelações e se igualar em pontos com o Barcelona em 45.
jf/ft/vmc