Sobre a subvariante Omicrón BA.2, o diretor nacional de Epidemiologia, Francisco Durán, explicou que é muito contagiosa, mas estão sendo realizados estudos em várias partes do mundo para saber mais sobre ela.
O especialista mostrou evidências de que Cuba está avançando no controle da Covid-19 depois de obter uma diminuição nos casos com o vírus SARS-CoV-2.
Uma delas é que durante cinco dias consecutivos nenhuma pessoa morreu no país caribenho em decorrência da doença.
Em uma entrevista coletiva televisionada, Durán informou que 2 mil 669 pacientes estão atualmente doentes na maior das Antilhas, 2 mil 637 estão clinicamente estáveis, enquanto 32 são tratados em terapia intensiva, oito em estado crítico e 24 em estado grave.
Ele especificou que nas últimas horas foram notificados 475 novos casos, e nenhum falecido, agora o número total de notificados com o coronavírus desde o início da pandemia em 2020 foi de 1 milhão 69 mil 862, e 8 mil 494 perderam a vida.
No dia, foram concedidas 480 altas médicas, agora o número de pessoas recuperadas foi de 1 milhão 58 mil 640, especificou Durán.
Ele destacou que as províncias com maior incidência da doença são Holguín, Matanzas, Ciego de Ávila e Sancti Spíritus.
O chefe de Higiene e Epidemiologia do país antilhano destacou o alto grau de imunização alcançado na população graças às vacinas nacionais.
rgh/joe/glmv