5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações Rússia-Ucrânia sobre conflito serão nesta segunda-feira

Rusia, Ucrania, conversaciones

Negociações Rússia-Ucrânia sobre conflito serão nesta segunda-feira

Minsk, 28 fev (Prensa Latina) As conversações entre as delegações russa e ucraniana na cidade bielorrussa de Gopel para discutir o futuro do conflito de guerra acontecerão hoje, quando deveriam ter ocorrido no dia anterior.

“Isso não é um adiamento, a reunião será pela manhã, o motivo é a logística da delegação ucraniana”, disse uma fonte do lado russo à agência de notícias TASS na noite de domingo.

Mais cedo, o chefe da delegação do Kremlin para as negociações e conselheiro presidencial, Vladimir Medinski, declarou que no domingo as partes chegaram a um acordo para realizar negociações na cidade bielorrussa na fronteira com a Ucrânia.

No entanto, o local exato onde as delegações se reunirão não será revelado, disse a fonte.

A possibilidade do encontro ficou em suspenso até o último momento, chegou a ser anunciado como suspenso, por insistência do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, para que fosse realizado em um local supostamente neutro, e ele propôs as cidades de Baku, Istambul, Varsóvia ou Viena.

O porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, informou ontem que a comitiva de seu país nas negociações também é composta por altos funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e outros departamentos, incluindo a Administração Presidencial.

De acordo com a imprensa de Kiev, o assessor do presidente ucraniano, Mikhail Podoliak, disse que o país pode discutir um cessar-fogo e um status neutro com a Rússia, juntamente de um pacote de garantias de segurança.

“Será, antes de tudo, uma conversa detalhada sobre paz e cessar-fogo. O status neutro com um pacote claro de garantias de segurança é uma opção que também pode estar na mesa”, disse o funcionário ucraniano no dia anterior, segundo a Agência de imprensa União.

A Rússia lançou uma operação militar especial na região autônoma ucraniana de Donbass em 24 de fevereiro, depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk solicitaram ajuda para repelir a agressão de Kiev.

Anteriormente, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, que incluíam o estabelecimento de relações diplomáticas e ajuda militar.

Em um discurso televisionado, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que o objetivo da operação é proteger a população de Donbass de abusos e genocídio por Kiev nos últimos oito anos e desmilitarizar a Ucrânia.

jf/mml/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES