Em declarações à Prensa Latina, Tsavdaridis afirmou que esta nação caribenha continua na vanguarda da luta pela convivência pacífica, e uma expressão desse compromisso é a realização em seu território do VII Seminário Internacional pela Paz e pela Abolição das Bases. Militares Estrangeiras.
Coincidindo com esta nomeação, a ser realizada de 4 a 6 de maio na cidade oriental de Guantánamo, acontecerá a XXII Assembleia Mundial da CMP, preparatória para a reunião global prevista para este ano em Hanói, no Vietnã.
Sobre esses encontros, também promovidos pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), o líder grego destacou que eles têm um simbolismo especial por serem realizados em um território cubano onde os Estados Unidos mantêm ilegalmente uma base militar, contra a vontade do povo e do governo da ilha.
Ele também afirmou que será um reconhecimento dos sucessos desta nação antilhana na luta contra a pandemia de Covid-19 e suas contribuições para o mundo através do desenvolvimento de vacinas e cuidados de saúde para cerca de 50 países, apesar do ressurgimento do bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos.
Nesse contato, o presidente do ICAP, Fernando González, reafirmou o compromisso de Cuba com a paz e reiterou o apoio da ilha a essa organização, sediada em Atenas, Grécia, desde 2000, da qual participam organizações e movimentos de mais de 90 países.
carro/evm/glmv