O projeto musical Timbalaye, um dos maiores defensores da rumba no país, será responsável por marcar as batidas do show Tambores para o Bairro que chegará à comunidade havaiana de San Miguel del Padrón.
A iniciativa, que chega pela primeira vez ao concurso, busca aproximar-se das localidades mais vulneráveis e fazer parte das transformações, em correspondência com as prioridades do governo cubano e suas instituições.
O programa inclui a master class de percussão do dia de abertura, que será ministrada pelo músico e diretor do evento, Giraldo Piloto, e terá lugar no Hotel Nacional de Cuba.
No mesmo cenário, acontecerá mais tarde a fase classificatória da competição internacional Guillermo Barreto in Memoriam, que neste ano sediará apenas a competição internacional de bateria, segundo a comissão organizadora.
Como explicaram, a presença limitada de grupos cubanos responde à situação econômica e epidemiológica do país, às consequências derivadas da pandemia de Covid-19 e às medidas de restrição de mobilidade que alguns países ainda mantêm.
As atividades decorrerão no Salón 1930 do Hotel Nacional, no Anfiteatro do Centro Histórico e no Arco de Belén em Havana Velha, entidades culturais que vão receber artistas de renome do gênero na ilha e outros estreantes.
Entre os artistas convidados, destacam-se Rolando Luna, Alexander Abreu, Alain Pérez, David Blanco, o grupo Síntesis, o grupo Rumbatá, Editorial Revé e seu Charangón, Pupy y los que Son Son, o conjunto Timbalaye, entre outros.
O encontro com o sabor do tambor cubano está marcado de 1 a 6 de março e homenageará os 70 anos dos Muñequitos de Matanzas, os 60 anos do Conjunto Folclórico Nacional, Salvador González e o Callejón de Hamel.
acl/yrv/ls