Em conversa com os trabalhadores da unidade, o diplomata evidenciou o avanço da tecnologia que permitiu aumentar para mais de 40 porcento a produção de hortícolas e hortícolas frescas, com poupança de água e eletricidade, destinada a instituições sociais e à comunidade.
Enquanto isso, incentivou o cuidado e o uso adequado de equipamentos para autossuficiência em uma nação que investe milhões na compra de alimentos no exterior.
Ressaltou que a entrega de recursos a projetos locais em diferentes setores para o desenvolvimento agropecuário faz parte do apoio do governo japonês para contribuir com o Programa de Soberania Alimentar e Educação Nutricional em Cuba.
Também demonstrou interesse em conhecer os principais desafios enfrentados pelas principais indústrias de Ciego de Ávila, devido à possibilidade de abrir oportunidades de negócios no futuro. Durante o intercâmbio com autoridades governamentais da província, Hirata Kenji afirmou que o objetivo de sua visita é estender os laços de cooperação a outros ramos como o turismo, depois de conhecer o potencial do destino Jardines del Rey.
A vice-governadora Annia Rosa Francisco ofereceu detalhes sobre a história local, tradições culturais, principais atividades econômicas e sociais, além das ações que são realizadas para melhorar a qualidade de vida da população.
Ele parabenizou o governo cubano por seus resultados no enfrentamento da pandemia de Covid-19, em particular o controle da variante Omicron, apesar de sua alta contagiosidade, que permite a recuperação da economia nacional.
carro/nmt/glmv