Promovido pelo Instituto Latino de Música (ILM), o audiovisual intitulado Santiago de Cuba, o primeiro da Ibero-América tem sua estreia mundial na plataforma YouTube, informou o presidente da instituição, Daniel Martín Subiaut.
Ele também explicou que o material combina em 16 minutos de filmagem a maestria do Septeto Santiaguero, a Conga de Los Hoyos, Enrique Bonne, o curador daquele território oriental da ilha, Omar López, além de personalidades da União de Escritores e Artistas de Cuba e a Companhia de Gravações e Edições Musicais, Egrem. “Neste documentário testemunhamos o momento histórico da criação da Rede de Cidades de Referência Musical da Ibero-América, onde uma cidade cubana é a primeira”, detalha o documento assinado por Martín Subiaut, informando que em 2022 uma cidade do América continental.
A rede busca desenvolver o intercâmbio acadêmico e cultural em benefício dos artistas e moradores dessas cidades, que costumam ter a música como parte de sua cultura, de modo a constituir um espaço de defesa da identidade e da história. Produzido pela Direção Municipal de Cultura de Santiago de Cuba, sob a direção de David Hernández (LCA Producciones), o filme também será exibido na televisão local, bem como em espaços públicos da cidade de Santiago.
A cidade de 506 anos guarda um patrimônio inestimável marcado por manifestações como son, trova, conga, bolero e comparsa, que demonstram a riqueza cultural do território e a necessidade de ações como essas para preservar sua marca.
Uma placa localizada em La Casa de la Trova da também conhecida como Ciudad Héroe confirma o reconhecimento, graças ao talento do escultor Julio César Carmenaty e dos membros da Oficina Cultural de Caguayo S.A.
ode/lbl/glmv