Este anúncio está relacionado com o impacto das medidas econômicas impostas a Moscou devido à situação de guerra na Ucrânia.
Uma declaração dizia que o dinheiro está disponível, embora ainda não se saiba onde será comprado e que a transação será realizada através do fornecedor Trading Hub Europe (a muito curto prazo).
O texto apontou que este é um item extraordinário e rápido para evitar o canal usual do procedimento parlamentar.
Por enquanto, no entanto, os fornecedores russos ainda estão cumprindo suas obrigações contratuais e os suprimentos estão garantidos. A Alemanha depende do gás russo para 55 por cento de seus suprimentos.
Sua rota principal é o gasoduto Nord Stream 1, que está em operação desde 2011, enquanto o Nord Stream 2, concluído no ano passado, não será comissionado porque o chanceler alemão Olaf Scholz suspendeu seu processo de certificação devido à situação ucraniana.
O Ministro da Economia da Alemanha e Vice-Chanceler Robert Habeck não descartou a possibilidade de usinas elétricas a carvão operando na Alemanha por um período de tempo mais longo.
O chefe de governo adjunto deixou claro que, a médio prazo, a independência da política energética e a produção de energia neutra para o clima são uma e a mesma coisa.
Quanto mais a Alemanha depende de suas próprias fontes de energia, disse ele, mais soberano o país pode ser na política externa. Habeck lamentou que a Alemanha tenha se tornado cada vez mais dependente do abastecimento energético russo nos últimos anos.
mgt/rfc/vmc