Conforme informa a embaixada de Havana aqui, o pacto permitirá aproveitar as condições existentes na unidade de saúde construída naquela cidade a leste de Niamey.
O Ministro da Saúde Pública da Nigéria, Idi Illiasou Mainassara, agradeceu às autoridades cubanas por esta iniciativa de apoio e acompanhamento ao seu país.
Da mesma forma, sublinhou que o esforço vai permitir-lhe poder atender uma importante população instalada naquela região sem ter de se deslocar à capital.
Enquanto isso, o Embaixador Jorge José Hadad Capote, que assinou o acordo em nome da nação caribenha, ratificou sua gratidão ao Governo nigerino por este gesto de confiança no sistema de saúde de seu país, e o considerou “um novo sinal de amizade, fraternidade e solidariedade entre os dois povos”.
Além disso, enfatizou que o acordo permitirá que aquele hospital preste serviços de saúde de qualidade.
Havana e Niamey estabeleceram relações diplomáticas em abril de 1976, com vínculos que incluem a presença de uma brigada médica cubana no Níger, a formação de profissionais de saúde na maior ilha das Antilhas e a cooperação no meio acadêmico.
mgt/cgc/glmv