Damasco, 4 mar (Prensa Latina) Soldados e aldeões do exército sírio confrontaram hoje duas colunas de forças estadunidenses presentes ilegalmente no território nordeste deste país levantino.
Ativistas citados por vários meios de comunicação locais relataram que os residentes de al-Salhieh no município de al-Qamishli na província de Hasakeh impediram que um comboio de quatro veículos blindados acompanhados por um veículo de artilharia das chamadas Forças Democráticas Sírias (SDF), aliadas a Washington, atravessassem sua aldeia.
Eles acrescentaram que os militares estadunidenses tinham que voltar atrás e encontrar outra maneira de chegar a suas bases ilegais espalhadas em várias partes da província rica em petróleo e gás.
Um incidente semelhante ocorreu, segundo imagens transmitidas pela televisão nacional, na cidade de Al-Dadoushieh onde dezenas de moradores foram ao posto de controle na entrada de sua vila para apoiar os militares que impediram a passagem de um comboio militar dos EUA.
As ações contra as forças do Pentágono e suas milícias separatistas SDF aumentaram recentemente em meio à raiva popular contra suas práticas.
Washington tem pelo menos uma dúzia de bases na Síria, principalmente nos campos de petróleo e gás na região nordeste da al-Jazeera, principalmente em Hasakeh, enquanto mantém uma na área de Tanef, na fronteira com o Iraque, para evitar qualquer comunicação terrestre entre os dois países.
O governo de Damasco denunciou repetidamente a presença ilegal das tropas norte-americanas como uma ocupação e alegou que as ações do Pentágono na Síria encorajam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear sua riqueza.
oda/fm/vmc