Esta mobilização faz parte da Operação Escudo Bolivariano 2022, e está sendo realizada com o objetivo de buscar e neutralizar grupos irregulares colombianos que operam na área, de acordo com o Comandante Estratégico Operacional da FANB, Domingo Hernández, em um post no Twitter.
Ele enfatizou que as ações continuam a impedir a entrada de traficantes de drogas armados da Colômbia e a erradicar o flagelo do tráfico de cocaína.
A FANB está há meses no território fronteiriço do país, realizando diferentes operações para neutralizar gangues criminosas, erradicar laboratórios e plantações de drogas.
Hernández observou em um posto anterior que 500 dispositivos explosivos foram desativados na área.
No último fim de semana também foi realizada uma operação, que resultou na desativação de carros-bomba colocados pelos irregulares para manter a população afastada.
Há algum tempo, a região de Apure tem estado no centro dos confrontos entre as forças de segurança e os paramilitares colombianos, que estão tentando assumir o controle dos assentamentos que fazem fronteira com o país vizinho, utilizá-los para o tráfico de drogas e ameaçar a paz da Venezuela.
jha/ycv/vmc