A abertura do espaço aéreo turco é importante do ponto de vista estratégico e humanitário, explicou Cavusoglu, segundo a agência local Anadolu.
O chefe da diplomacia turca argumentou que, graças à decisão, foi possível transferir no último dia a Missão Especial de Observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa de Sochi, na Rússia, para a cidade de Istambul.
Referindo-se ao assunto, Cavusoglu disse que a medida não beneficia apenas a Turquia, mas os cidadãos de outros países, cujos governos impõem sanções à Rússia.
Continuamos os esforços para evacuar nossos cidadãos nas regiões do nordeste da Ucrânia através da Rússia, especialmente os moradores de Sumi, acrescentou o diplomata.
Depois de transferir nossos cidadãos para a Rússia, nós os levaremos para a Turquia a partir do aeroporto apropriado com a Turkish Airlines, disse ele.
Por outro lado, o embaixador ucraniano na Turquia, Vasyl Bodnar, pediu a Ancara em 24 de fevereiro que fechasse o Estreito de Dardanelos e o Bósforo às forças russas.
A Turquia, por sua vez, defende o diálogo para resolver o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia.
rgh/to/hml/hb