Segundo o site da Embaixada da França na ilha, o encontro promete uma aproximação com música, cinema, quadrinhos, fotografia, moda e literatura dos 88 territórios que compõem a comunidade francófona.
Dedicado à promoção da língua francesa e da diversidade cultural e linguística; o evento constitui uma plataforma para promover a cooperação a serviço do desenvolvimento sustentável e da paz mundial, detalha o texto.
Da mesma forma, o documento indica que o dia se torna um ponto de partida para a XVIII Cúpula, marcada para 19 e 20 de novembro em Djerba (Tunísia) e que terá como foco a tecnologia digital como vetor de desenvolvimento e solidariedade no mundo francófono.
O programa de atividades propõe a instalação de vídeo-fotografia Cine decalé, da artista Edith Roux, que está inscrita entre as atrações do Centro de Arte Contemporânea Wilfredo Lam durante a XIV Bienal de Havana.
Da mesma forma, destaca-se no calendário do dia a performance audiovisual da artista Janna Beck intitulada Framed, que combina desenho digital com projeções e música, de criadores belgas e cubanos.
Esta proposta faz parte de um projeto de pesquisa realizado pela Real Academia de Bels Artes da Antuérpia, Bélgica em colaboração com Maxlab e Lab101 e também faz parte da Bienal da Havana, em colaboração com os grupos cubanos Axis Visual Lab e Tocar Pronto.
A agenda inclui ainda um showde rock com Rockiñol, a abertura da exposição Rostros paralelos de Abel Massot, assim como dias de moda, uma exposição de filmes e um recital dos pianistas franceses Hugues Leclére e Anne Dezombre.
mem/lbl/hb