O presidente Abdel Fattah El Sisi instruiu a formação de um comitê encarregado de adotar um plano de ação visando dobrar as vendas do país para aquela região, disse o ministro do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hala el Saeed, citado pela agência oficial de notícias Ore.
Como exemplo, ele destacou que seu portfólio trabalha para promover a cooperação nas áreas de desenvolvimento sustentável e capacidades.
De acordo com a agência nacional de estatísticas, o comércio entre o Egito e os países africanos ultrapassou 5,35 bilhões de dólares nos primeiros nove meses de 2021, um aumento anual de 35,7%.
Em várias ocasiões nos últimos meses, o líder egípcio exigiu maior ajuda financeira e tecnológica das nações ricas para as nações africanas.
Há um mês, El Sisi afirmou que o colonialismo é a principal causa do atraso social e econômico do continente, pelo que pediu às potências ocidentais que contribuam para o seu desenvolvimento. “A África por razões históricas sempre foi deixada para trás (…) e, portanto, não é razoável que continue pagando o preço”, disse o responsável na abertura da Conferência e Exposição Internacional de Petróleo do Egito.
jf/rob/ls