23 de February de 2025

NOTICIAS

Johnson admite que levará tempo pra substituir os fornecedores russos

Reino Unido, Boris Johnson

Johnson admite que levará tempo pra substituir os fornecedores russos

Londres, 7 mar (Prensa Latina) O primeiro-ministro britânico Boris Johnson advertiu hoje que levará tempo para o Reino Unido encontrar novos fornecedores de combustíveis após as sanções impostas à Rússia pelo lançamento de uma operação militar na Ucrânia.

Você não pode simplesmente parar de usar petróleo e gás da noite para o dia, mesmo se ele vier da Rússia. Claramente tem que haver um período de transição, disse o líder conservador em uma entrevista coletiva com seus colegas canadense e holandês Justin Trudeau e Mark Rutte.

Admitindo que a decisão terá um impacto na economia britânica, Johnson disse que seu governo faria o melhor para encontrar outros fornecedores.

Ele disse que discutiu com Trudeau e Rutte como aumentar a pressão sobre Moscou, e anunciou que fornecerá mais 175 milhões de libras (230 milhões de dólares) em ajuda à Ucrânia, elevando a contribuição de Londres para Kiev para mais de 525 milhões de dólares.

Ele também pediu à comunidade internacional que criasse uma coalizão de apoio humanitário, econômico e militar para a Ucrânia, e disse que, internamente, ele insistiria na aprovação de uma lei sobre crimes econômicos destinada principalmente aos empresários russos que fazem negócios no Reino Unido.

A Rússia lançou o que o Presidente Vladimir Putin chamou de uma operação militar especial na região autônoma de Donbass, na Ucrânia, em 24 de fevereiro, após as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk terem pedido ajuda para repelir a agressão das forças nacionalistas.

O Reino Unido, os EUA, a UE e outros aliados da OTAN acusaram imediatamente Putin de lançar uma invasão em grande escala contra o país vizinho, e implementaram sanções econômicas e financeiras contra altos funcionários do Estado e do governo russo, bem como empresários, bancos, companhias aéreas e navios russos.

As potências ocidentais também aumentaram nos últimos dias as entregas de armas a Kiev e enviaram mais tropas para os estados membros da aliança militar próxima à Rússia.

mgt/nm/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES