Portman, 61 anos, tem uma carreira impressionante como intérprete e compositora, pela qual ganhou um Oscar em 1997 de Melhor Partitura Original pelo filme Emma. A britânica, a primeira mulher a ganhar o prêmio nessa categoria, lançará seu primeiro álbum com a Sony no final deste ano, uma colaboração que ela diz que será “criativa e enriquecedora”.
Os funcionários da Sony Classical disseram que será uma grande oportunidade para ambas as partes, especialmente em termos de expandir o alcance da música de Portman, cuja carreira como compositor para cinema, televisão e teatro é reconhecida em todo o mundo.
“Estamos lisonjeados e entusiasmados em receber a maravilhosa Rachel Portman em nossa família (…). Seu aclamado trabalho para a tela e o palco estabeleceu novos padrões com sua elegância característica, beleza e inteligência emocional”, disse o vice-presidente da Sony Masterworks, Alexander Buhr.
Portman já lançou seu primeiro material com o gigante do entretenimento, uma gravação para piano solo de seu novo arranjo Emma-Piano Suite, uma composição baseada em temas da trilha sonora do filme vencedor do Oscar.
Portman, que foi indicada duas vezes para a estatueta dourada, tem outros projetos musicais nas obras, incluindo um ciclo de canções para a compatriota soprano Lucy Crowe, e uma peça para violino e orquestra para o alemão Niklas Liepe.
rgh/ypp/vmc