O primeiro vice-presidente do Conselho da Federação (câmara alta do parlamento) chamou a ação dessas empresas de “falência deliberada”, informou o serviço de imprensa do partido.
“O Ocidente desencadeou uma guerra de sanções contra a Rússia, não apenas a nível governamental, mas também a nível empresarial. Algumas empresas estão anunciando sua retirada da Rússia e o fechamento de suas empresas. Ultimamente, as finlandesas Valio e Paulig o anunciaram, Fazer fez o mesmo no dia anterior”, disse ele.
Turchak enfatizou que tais medidas levam à demissão de um grande número de trabalhadores russos durante a noite, além de minar suas próprias economias.
Ele enfatizou que a principal tarefa do país é salvar empregos e não permitir que a economia e o potencial de produção nacional sejam destruídos a partir de dentro.
“Esta é uma verdadeira guerra, travada não apenas contra a Rússia como um todo, mas contra seus cidadãos. Não ficaremos de braços cruzados. Tomaremos duras medidas de retaliação, agindo de acordo com as leis do tempo de guerra”, disse ele.
A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro depois que as autoridades das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk (DPR) e Lugansk (LPR) pediram ajuda para repelir a agressão de Kiev.
Anteriormente, Moscou reconheceu a independência e soberania de ambos os territórios e assinou tratados de amizade, cooperação e assistência mútua com seus líderes, incluindo o estabelecimento de relações diplomáticas e assistência militar.
O presidente russo Vladimir Putin, informando o público sobre o início da operação, disse que o objetivo era proteger o povo do Donbass dos abusos e genocídio de Kiev nos últimos oito anos e “desmilitarizar” a Ucrânia.
Enquanto isso, os EUA, Reino Unido, Canadá, Japão e países da UE impuseram novas sanções à Rússia, visando setores-chave do comércio, finanças, energia, exportações e aviação.
As medidas incluíram a desconexão de alguns bancos da plataforma de pagamentos internacionais Swift, o fechamento do espaço aéreo para suas companhias aéreas e o congelamento das reservas internacionais do banco central da Rússia.
rgh/mml/vmc