19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Setor energético da Bolívia atrai investimentos da Colômbia

Setor energético da Bolívia atrai investimentos da Colômbia

La Paz, 7 mar (Prensa Latina) A empresa Canacol Energy Colombia S.A.S. assinou um contrato com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) relativo a sete poços de gás no país, avaliados em 94 milhões de dólares, uma fonte oficial confirmada hoje.

“Esta assinatura implica um investimento importante que considera a perfuração de sete poços, um deles exploratório”, assegurou o presidente da YPFB, Armin Dorgathen, em declarações à imprensa.

Dorgathen disse que 2022 é o ano da exploração e da reativação econômica do país, e que o acordo inclui a área de Arenales, localizada nos municípios de Charagua e Cabezas, em Santa Cruz.

O empresário disse que se tudo correr bem e o poço exploratório for positivo, a receita do petróleo de 423,7 milhões de dólares e um aumento na produção de gás natural de 21 milhões de pés cúbicos por dia será alcançada.

Acrescentou que a empresa colombiana é uma entidade séria, que trabalha com eficiência e eficácia, e começará seu trabalho de busca em 2023.

Dorgathen enfatizou que o novo contrato é um sinal de que a empresa petrolífera estatal está trabalhando para repor as reservas e recuperar a produção de gás natural no país andino-amazônico.

Mencionou como algo positivo a assinatura de dois contratos recentes de venda de gás natural nos quais foram alcançados preços que ele descreveu como históricos.

Um foi em janeiro a 13,8 dólares por milhão de BTU (equivalente a 27,8 metros cúbicos de gás e 0,048 metros cúbicos de gás natural liquefeito) e o outro em fevereiro a 14,3 dólares por milhão de BTU.

O contrato foi assinado na segunda-feira na sede da corporação boliviana e a cerimônia contou com a presença de uma representação da empresa colombiana chefiada por Ihamil Pablo Medinaceli.

A Conacol Energy Colombia S.A.S. tem atualmente dois outros contratos pendentes de aprovação pela Assembleia Legislativa Plurinacional (Parlamento Boliviano), e é a maior empresa independente de exploração e produção de gás natural convencional onshore da Bolívia.

mem/jpm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES