No evento, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) que está entrando em seu segundo e penúltimo dia de sessões no hotel Crowne Plaza Corobicí, na capital, pouco mais de 1.200 delegados confirmaram sua participação presencial e virtualmente.
Representantes dos 33 países membros, bem como das mais diversas organizações internacionais, da sociedade civil e das Nações Unidas procuram oferecer oportunidades úteis de aprendizagem entre pares por meio de revisões voluntárias, intercâmbio de boas práticas e discussão de objetivos comuns.
Neste dia, o Fórum dedicará um espaço à comemoração oficial do Dia Internacional da Mulher, no qual participarão ministras e altas autoridades dos mecanismos de avanços para as mulheres, além de altos representantes das Nações Unidas e da sociedade civil.
Nesta segunda-feira, na abertura do Fórum, o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, afirmou que a paz constitui o único meio de progresso e assegurou que a pior ameaça ao mundo é a destruição causada pelo homem. “Há apenas uma rota corajosa e a rota corajosa é a paz”, disse Alvarado.
A atenção devida a questões tão importantes como a recuperação econômica, a luta contra as alterações climáticas e a atenção às necessidades sanitárias, no quadro do respeito pelos direitos humanos, devem continuar a ser as linhas de ação prioritárias dos nossos governos, indicou.
Argumentou que “a pior ameaça à segurança do mundo continua sendo a destruição causada pelo homem, não apenas a destruição imediata e devastadora do terror da guerra, mas também a destruição silenciosa da fome e da privação e a exploração irracional de nosso habitat natural, que produz alterações climáticas e a perda de biodiversidade e ignora o direito humano a um ambiente saudável, limpo e sustentável”.
Durante seu discurso, o presidente anunciou a condecoração com a Ordem Nacional Juan Mora Fernández no grau da Grã-Cruz Placa de Prata, à secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, por seu trabalho, dedicação e luta na região, que lhe foi concedida em uma cerimônia realizada na noite passada.
Costa Rica sedia este evento com a Presidência Pro Tempore da CEPAL de agosto de 2020 até outubro próximo.
acl/ale/cm