5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Dia da Mulher por um Brasil sem Bolsonaro

Brasil, Día, internaacional, mujer, Bolsonaro

Dia da Mulher por um Brasil sem Bolsonaro

Brasília, 8 mar (Prensa Latina) Mulheres de todo o Brasil farão manifestações hoje em mais de 30 cidades em pelo menos 15 estados e no Distrito Federal contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, por ocasião de seu dia internacional.

O Executivo Bolsonaro “dificultou ainda mais a vida das pessoas, afetando principalmente as mulheres da classe trabalhadora”, dizem grupos ligados ao tema.

Comunicaram que mulheres sem-terra e cientistas também preparam debates e ações por ocasião do movimento global pela igualdade.

Segundo o portal Brasil de Fato, entidades e grupos feministas pretendem ocupar as ruas e as redes sociais para gritar “Pela vida das mulheres” e “Bolsonaro nunca mais!”

Na pauta, as mulheres também buscarão “um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”. Tal lema nacional resume as diversas batalhas travadas pelas mulheres brasileiras e que abrem as primeiras lutas sociais do ano.

Segundo o site, em dezembro, grupos do chamado sexo frágil encerraram os dias de Fora Bolsonaro, expondo especificamente a situação desse segmento da população que considera o Governo Federal uma “ameaça direta à vida das mulheres”.

No entanto, o ato desta terça-feira marca o retorno às ruas no Dia da Mulher, após a mobilização virtual do ano passado devido à pandemia de Covid-19.

A chamada Articulação Nacional das Mulheres Bolsonaro Nunca Mais apresentou um manifesto de entidades, no qual denuncia o aprofundamento da crise econômica no Brasil e no mundo, somada à política do governo de fome, desemprego e morte.

A Pesquisa Nacional de Domicílios revelou que a taxa de desocupação entre as mulheres foi de 13,9% no quarto trimestre de 2021, enquanto para os homens foi de nove.

Além disso, segundo boletim do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado em 2021, o Brasil é o país com maior número de mortes maternas causadas pelo patógeno.

Em maio desse ano, a taxa de mortalidade materna era de 7,2%, mais que o dobro de toda a nação na época (2,8).

A Fiocruz também alerta que elas foram as que mais sofreram danos à saúde mental durante a pandemia.

A União Brasileira de Mulheres e a Confederação Brasileira de Mulheres alertam que gênero é a principal vítima da violência, do racismo estrutural, da crise sanitária e econômica, além de outros impactos das políticas adotadas pelo governo de extrema-direita do presidente.

msm/ocs/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES