Prestamos homenagem a nossas irmãs que lutam contra a violência, discriminação e opressão dos sistemas e valores impostos pelo capitalismo e machismo. As mulheres bolivianas são as protagonistas de grandes mudanças em nossa história, disse a líder do Movimento ao Socialismo (MAS) no Twitter.
Morales disse que, com o processo de mudança econômica e social iniciado em 2006, as mulheres bolivianas abriram o caminho para a igualdade de gênero com honestidade, coragem e dignidade.
A este respeito, evocou figuras notáveis na luta para alcançar espaços de decisão como Silvia Lazarte e Ana María Romero de Campero.
Estas declarações foram feitas por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
O líder de origem indígena acrescentou em sua conta no Twitter que “em 2017, a Bolívia, com 48,9% da participação feminina no legislativo, era o segundo país do mundo, depois de Ruanda, com a maior presença feminina naquele ramo do governo”.
O ex-presidente, que foi deposto em 2019, disse que em 2020 a porcentagem de participação feminina nas câmaras dos deputados e senadores subiu para 53,1 por cento.
Comentou que, do total de 23 autoridades femininas em municípios de todo o país, 15 são militantes do MAS.
“Nosso instrumento político propõe que nas próximas eleições municipais as listas de candidatos sejam de 50% de mulheres e 50% de homens. Parabéns às mulheres bolivianas”, concluiu Morales.
gas/jpm/bm