5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Movimento dominicano de mulheres rejeita o neoliberalismo

movimento-dominicano-de-mulheres-rejeita-o-neoliberalismo

Movimento dominicano de mulheres rejeita o neoliberalismo

Santo Domingo, 8 mar (Prensa Latina) Mulheres dominicanas de esquerda e feministas se manifestaram hoje nesta capital contra a ascensão do neoliberalismo no mundo, promovido pelos Estados Unidos e pela Europa.

Em um comunicado por ocasião do Dia Internacional da Mulher, as mulheres se chocaram contra a nação do norte e outros países capitalistas por tentarem impor o neoliberalismo e suas regras de “livre comércio”, independentemente do desenvolvimento humano, respeito e democratização dos recursos do planeta.

O neoliberalismo, aponta o documento, vende e privatiza a água e entrega nossa riqueza a multinacionais como a Barrick Gold (empresa mineira), que hoje pretende danificar seriamente o ecossistema desta nação com a barragem de rejeitos.

Da mesma forma, a aliança sistêmica neoliberal enfraquece e procura administrar completamente o movimento feminista, impondo-lhe sua agenda através de agências de cooperação internacional, acrescenta.

O texto também critica os laços criminosos entre o patriarcado e o capital que se manifestam em diferentes facetas.

Isto leva a um ressurgimento do fascismo e ao fortalecimento da direita e da extrema direita, como vimos no Brasil, no golpe de Estado na Bolívia, e aqui, com imposições religiosas, apoiadas pelos meios de comunicação de massa, aponta.

Acrescenta que a discriminação persistente contra as mulheres, incluindo a discriminação racial, se expressa em países menos desenvolvidos e dependentes, em maior desemprego, salários baixos e maior violência de gênero.

Tanto que em 2021 e em meio à pandemia de Covid-19, 152 mulheres foram vítimas de feminicídio, diz a declaração.

Finalmente, refutaram as promessas dos governos neoliberais de alcançar uma suposta igualdade entre os sexos, “nunca possível dentro do sistema capitalista patriarcal” e apelaram para esforços para revitalizar o movimento feminista, alcançando sua autonomia e terminando sua dispersão.

Neste 8 de março endossamos a memória feminista, as mulheres trabalhadoras, camponesas, resistências que seguram alto suas bandeiras de luta e continuam com reivindicações e propostas políticas destinadas a garantir a continuidade de uma nova sociedade, concluiu o texto.

gas/ema/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES