De acordo com o programa, a sala Manuel Galich da instituição sediará um encontro sobre lugares, sociabilidades e práticas musicais na América do Sul, focado no ambiente doméstico e nos palcos.
Nesse painel participarão a brasileira Mónica Vermes, as uruguaias Marita Fornaro e Ana Lecueder, a espanhola Marcela González e as argentinas Adriana Cerletti e Rosa Chalkho.
Durante o dia, haverá também uma mesa redonda sobre raça e cultura com a participação do pesquisador Leonardo Waisman, da Argentina; Omar Abril, da Guatemala, e Miriam Escudero, de Cuba.
Juntamente com o colóquio, será realizado virtual e presencialmente o Prêmio Musicologia, que reúne em sua convocatória atual 33 livros de autores de 10 países da América Latina e Caribe; bem como cinco acadêmicos de prestígio atuando como avaliadores.
Segundo os organizadores, o evento e o prêmio se tornam uma oportunidade de excelência para promover o debate, a troca de conhecimento e o desenvolvimento da cultura musical latino-americana e caribenha com excelentes estudiosos da área.
Nas palavras da acadêmica mexicana María Luisa de La Garza, é necessário celebrar a multiciplicidademusicológica e a oportunidade de realizar o evento em um contexto complexo que, no entanto, demonstra a vitalidade do espaço e seu reconhecimento no continente.
Em sua 18ª edição, o Prêmio de Musicologia constitui uma plataforma de gestão para estimular a pesquisa e divulgação musical na região; enquanto o Colóquio com seu 12º aniversário fortalece esses objetivos e amplia o diálogo entre especialistas e jurados.
acl/yrv/cm